A Comissão de Ética da Universidade de Brasília foi criada pelo Ato da Reitoria n.º 1377, de 23/07/2008, com caráter consultivo de dirigentes e servidores da UnB. Ela faz parte do Sistema de Gestão de Ética, instituído no Poder Executivo Federal por meio do Decreto n. 6029/2007, o qual congrega todas as Comissões de Ética dos órgãos públicos do Executivo Federal, sob coordenação, avaliação e supervisão da Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República.

 

Compete à Comissão de Ética da UnB:

 

1. Orientar e aconselhar sobre ética profissional dos seus servidores, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público;


2. Fornecer aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores os registros sobre sua conduta ética para efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público;


3. Apurar denúncias e julgar sobre possível desvio ético dos agentes públicos vinculados à UnB.